Iniciativa também abordou os riscos do uso de drogas e o papel do Ministério Público na proteção de crianças e adolescentes
Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) promoveu uma palestra para os alunos da Escola Municipal Rui Barbosa, localizada na comunidade Ressaca do Pesqueiro, zona rural de Manaquiri.
A atividade foi conduzida pelo promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, titular da comarca, que abordou temas como saúde mental, bullying e uso de drogas no ambiente escolar. Durante a palestra, os estudantes receberam orientações sobre o que caracteriza o bullying, suas consequências e como buscar ajuda.
O encontro também tratou dos efeitos negativos do consumo de drogas para a saúde e para a convivência familiar. Além disso, o promotor explicou a função do Ministério Público como canal para denúncias de violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes.
Para Caio Fenelon, levar esse tipo de orientação a alunos de comunidades mais distantes é fundamental. “É muito importante que o Ministério Público conheça in loco a realidade das crianças e adolescentes em áreas afastadas dos centros urbanos, conscientizando-os sobre seus direitos e deveres, além de explicar nosso papel e nos colocar à disposição como canal de denúncias em casos de violações”, afirmou.