Fuga em massa ocorreu durante o banho de sol; presos serraram grade do pátio e escaparam para área de mata
Dois dos 14 detentos que fugiram da Unidade Prisional de Maués (UPM), a 276 quilômetros a leste de Manaus, já foram recapturados pelas forças de segurança. Outros 12 seguem foragidos. A fuga em massa ocorreu na manhã de quarta-feira (24), durante o banho de sol.
Os presos recapturados foram identificados como Rodrigo do Carmo Tavares e Ener Ferreira Mendonça. Segundo a polícia, Rodrigo foi localizado em um terreno próximo à estrada do Bacabal. Já Ener foi preso após uma denúncia anônima sobre tráfico de drogas.
Durante a ação policial, um grupo de suspeitos chegou a ser cercado, mas parte conseguiu fugir. Ener foi detido na quinta-feira (25).

De acordo com as investigações, os detentos utilizaram ferramentas para serrar uma grade de proteção no pátio da unidade prisional. Após romperem a estrutura, eles conseguiram acessar a área externa do presídio e fugiram em direção à mata e a regiões próximas ao município.
A Unidade Prisional de Maués atende presos do município e de outras seis cidades da região do Baixo Amazonas. O complexo foi inaugurado no primeiro semestre deste ano.
Entre os foragidos há detentos com antecedentes por crimes como roubo, homicídio e tráfico de drogas. As buscas continuam na região.
Detentos que seguem foragidos:
- Alberte da Silva Sarrae
- Ener Ferreira Mendonça
- Vitor Gabriel Gonçalves Pantoja
- Robert William Gonçalves Pantoja
- Victor Hugo e Silva Moreira
- Breno Leão da Silva
- Dioncemar de Oliveira Rodrigues
- Uily Cardoso Pereira
- Cristian Douglas Barão de Lima
- Luiz Prestes Caldeira Neto
- Kerlisson de Oliveira Rodrigues
- Henrique Bernardo de Azevedo Mendonça
- Clenilson Soares Gama

