Máquinas dividiram performance com humanos em evento que celebra a chegada do Ano do Cavalo
Uma equipe de robôs humanoides se uniu a jovens artistas de Kung Fu para apresentar uma performance de artes marciais de tirar o fôlego durante o Festival de Gala da Primavera de 2026 do CMG (China Media Group), na segunda-feira (16).
Veja a apresentação dos robôs:
A apresentação, repleta de energia, viu os versáteis robôs e os jovens mestres humanos de Kung Fu executarem uma série de acrobacias coreografadas impressionantes e movimentos sincronizados em um segmento de palco de tirar o fôlego.
De uma demonstração da graciosa elegância dos movimentos de artes marciais, a sequência logo passou para uma apresentação mais dinâmica, que exibiu a agilidade e a destreza física dos robôs, deixando o público maravilhado.
Os robôs também utilizaram armas tradicionais de Kung Fu, como espadas e nunchakus, demonstrando velocidade, equilíbrio, coordenação e precisão impressionantes enquanto executavam a performance pulsante com estilo.
O Festival da Primavera, ou Ano Novo Chinês, é o feriado tradicional mais importante para o povo chinês, e assistir ao Festival de Gala da Primavera, também conhecido como “Chunwan”, é uma parte querida das celebrações todos os anos em centenas de milhões de lares chineses.
Desde sua primeira transmissão em 1983, o evento é reconhecido pelo Guinness World Records como o programa de televisão anual mais assistido do planeta.
O Festival da Primavera foi inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO em dezembro de 2024.
A festividade de 2026 acontece nesta terça-feira (17), marcando o início do Ano do Cavalo.
Expansão do mercado
O entusiasmo em torno do setor de robôs humanoides da China surge no momento em que grandes empresas, incluindo AgiBot e Unitree, se preparam para ofertas públicas iniciais este ano, e startups domésticas de inteligência artificial lançam uma série de modelos de ponta durante o lucrativo feriado público de nove dias do Ano Novo Lunar.
A gala do ano passado impressionou os espectadores com 16 humanoides Unitree em tamanho real girando lenços e dançando em uníssono com artistas humanos.
O fundador da Unitree se encontrou com o presidente Xi Jinping semanas depois em um simpósio de tecnologia de alto nível — o primeiro do tipo desde 2018.
Xi se reuniu com cinco fundadores de startups de robótica no ano passado, número comparável aos quatro empreendedores de veículos elétricos e quatro de semicondutores que ele conheceu no mesmo período, dando ao setor nascente uma visibilidade incomum.
Informações: CNN Brasil

