Investigado ficou mais de um ano foragido usando identidades falsas e teria feito cirurgias plásticas para despistar autoridades
Manaus — Um cidadão colombiano investigado por integrar o núcleo financeiro de uma organização criminosa com forte atuação no Amazonas foi preso na última sexta-feira (2), na Colômbia. Segundo as investigações, o suspeito permaneceu foragido por mais de um ano, período em que utilizou identidades falsas e teria se submetido a procedimentos estéticos e cirurgias plásticas para dificultar o reconhecimento pelas autoridades.
De acordo com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Amazonas (FICCO/AM), o homem era um dos principais alvos da Operação Xeque-Mate, deflagrada inicialmente em outubro de 2024. A operação tem como objetivo desarticular a cúpula de uma organização criminosa transnacional com atuação na Região Norte do Brasil.
As investigações apontam um alto grau de sofisticação empregado pelos líderes do grupo para escapar da Justiça. Ainda conforme a FICCO/AM, o suspeito desempenhava papel estratégico na manutenção financeira da facção.
Ele é apontado como um dos operadores de um esquema complexo de lavagem de dinheiro, que incluía o uso de empresas de fachada registradas em CNPJs do setor de marketing, sem atividade econômica real. O esquema também envolvia a movimentação de grandes quantias por meio de criptomoedas, com o objetivo de dificultar o rastreamento dos valores, além do uso de bancos digitais e tecnologias financeiras para ocultar a origem ilícita dos recursos.

