Carga com remédio experimental proibido e 2 mil iPhones é apreendida em Manaus

Fiscalização encontrou eletrônicos de alto valor e medicamento usado ilegalmente para emagrecimento na saída da Zona Franca

A Receita Federal apreendeu, nesta terça-feira (2), uma carga irregular no Terminal de Carga do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Durante a fiscalização aduaneira, foram identificados cerca de 2 mil iPhones, além de outros produtos eletrônicos, como iPads, Apple Watch e diversos acessórios. Entre os itens estava também um medicamento experimental para tratamento da obesidade, usado de forma proibida para emagrecimento.

Segundo o órgão, a apreensão não envolveu produtos entrando ilegalmente no país, como costuma ocorrer em casos de contrabando. A carga foi interceptada enquanto era movimentada para fora da Zona Franca de Manaus (ZFM) sem o cumprimento das exigências fiscais e legais.

A Alfândega do Aeroporto de Manaus destacou que ações do tipo têm dois propósitos: impedir a circulação de produtos potencialmente nocivos — como o medicamento experimental — e combater práticas como contrabando e descaminho, que provocam sonegação de impostos, desemprego e concorrência desleal no mercado.

A Receita Federal também alertou que crimes tributários frequentemente tratados como de “menor potencial ofensivo” estão ligados ao financiamento de organizações criminosas que atuam nas fronteiras e se envolvem em tráfico de drogas, armas e munições.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *