Polícia desmonta esquema de fraude na venda de armas em Manaus

Dois homens foram presos acusados de falsificar registros e enganar vítimas com promessa de entrega de armamentos

Dois homens, identificados como Anderson Jacksi Melo Lima e Erick Gabriel Medeiros da Silva, ambos de 26 anos, foram presos na última quinta-feira (14) em Manaus, acusados de integrar um esquema de fraude envolvendo a venda ilegal de armas de fogo. A ação foi conduzida por policiais civis do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e ocorreu na rua 222 A, bairro Nova Cidade, zona norte da capital.

Segundo a Polícia Civil, a dupla se passava por sócia de empresas de fachada, supostamente especializadas em regularização e comercialização de equipamentos bélicos. Eles cobravam valores que variavam entre R$ 5 mil e R$ 10 mil para providenciar registros de armas de fogo e efetuar as vendas, que nunca eram concretizadas.

O delegado Cícero Túlio, titular do 1º DIP, informou que as investigações começaram há dois meses, após denúncias de vítimas. Entre os alvos do golpe estavam, principalmente, atiradores esportivos. Para dar aparência de legalidade, os suspeitos apresentavam certificados falsificados de registro de armas, com QR Codes que levavam a cadastros de outras pessoas.

“As vítimas eram convencidas de que estavam adquirindo armas legalmente. Enquanto isso, Anderson e Erick continuavam recebendo dinheiro, alegando que estavam dando andamento aos trâmites burocráticos”, explicou o delegado.

As investigações também apontaram que os dois fechavam periodicamente empresas falsas para abrir novas, repetindo o esquema em diferentes endereços. Anderson já havia sido preso no ano passado por crime semelhante. Até o momento, cinco vítimas formalizaram denúncias, mas a polícia acredita que o número pode ser maior.

Anderson e Erick vão responder pelos crimes de falsificação de documentos, falsidade ideológica e estelionato. Após a prisão, eles foram encaminhados para audiência de custódia e seguem à disposição da Justiça.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *