Chegando no final do ano letivo, o prefeito Gamaliel Andrade (UB), de Tapauá, no interior do Amazonas, vai gastar mais de R$ 690 mil na compra de mobiliário para atender uma creche pré-escolar no município.
De acordo com a publicação no Diário Oficial dos Municípios (DOM), desta segunda-feira (16), Gamaliel vai pagar a empresa KAPITALI LTDA, de propriedade de Thiago Tavares dos Santos, o valor total de R$ 691.138,00 (seiscentos e noventa e um mil, cento e trinta e oito reais), em mobiliário.
Os mobiliários serão pagos com os valores referentes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), e tem um pazo de 35 dias segundo o contrato firmado entre as partes.

Gamaliel Andrade já foi investigado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por autopromoção pessoal, com o uso de publicidade de atos governamentais em suas redes sociais, e o ato se caracteriza como improbidade administrativa, pela violação de princípios da administração pública.
“O MP, de ofício, instaurou o inquérito civil, após constatar diversas publicações em que constam o nome do prefeito, slogans e sua imagem pessoal. Ao todo, foram constatadas a existência de 53 publicações no Instagram e 47 no Facebook, com o nome do prefeito e a hashtag #JuntosSomosMaisFortes, nome da coligação da qual o prefeito fez parte na última eleição, sendo que em 37 postagens no Instagram e 40 no Facebook a imagem pessoal do prefeito aparece estampada”, informou o promotor de Justiça de Tapauá, Bruno Batista.
Agora o MP-AM e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), devem ficar de olho nos contratos firmados entre Gamaliel e empresas neste final de ano, além do Ministério Público Federal (MPF), deve investigar supostas irregularidades nesta contratação, com uso de recursos do Fundeb.
Fonte: portalam24h