Dia de Corpus Christi marca comemoração dos cristãos pelo Mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, representados de maneira figurada pelo pão e vinho.
Com o tema “Fraternidade e amizade social em unidade com a Eucaristia”, a paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Manaus, celebra nesta quinta-feira (30) a festa de Corpus Christi, em Manaus. A programação tem missa, procissão e a tradição dos tapetes.
O Dia de Corpus Christi, em que os cristãos comemoram o Mistério da Eucaristia – Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, representados de maneira figurada pelo pão e vinho –, é celebrado pela Igreja Católica. A data recorda a última ceia de Jesus com os apóstolos.
De acordo com a paróquia, a programação tem início às 8h com terço. Às 9h acontece uma missa especial e, em seguida, os fiéis saem em procissão.
A celebração conta também com a produção de tapetes de Corpus Christi, que têm origem portuguesa. Elas chegaram ao Brasil na época da colonização. Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”.
Os tapetes são feitos tradicionalmente com serragem e sal colorido.
Durante a procissão de Corpus Christi, os peregrinos passam por cima dos tapetes e o sacerdote leva o ostensório, uma peça que expõe a hóstia consagrada.
Fonte: G1