Polícia Federal realiza ação contra tráfico e elimina 8 mil pés de maconha no interior do estado

Ação, que identificou rotas aéreas de traficantes, teve apoio de órgãos federais e buscou proteger comunidades ribeirinhas e indígenas.

A Polícia Federal concluiu, nesta sexta-feira (29), a Operação Alvorada Verde, voltada ao combate de plantações ilegais de maconha e ao tráfico de drogas em áreas isoladas do interior do Amazonas.

Iniciada na terça-feira (26), a ação ocorreu nas regiões dos rios Abacaxis, em Nova Olinda do Norte, e Curuçá, em Maués. Ao todo, cerca de 8 mil pés de maconha foram destruídos em áreas de mata fechada. Nenhum suspeito foi preso durante a operação.

As investigações tiveram início a partir de denúncias sobre o cultivo ilegal de maconha na região. A operação teve caráter preventivo e repressivo, com foco na erradicação das plantações.

Segundo a Polícia Federal, esta é a primeira ação de erradicação de maconha na área em vários anos. A região, considerada sensível, já registrou conflitos relacionados ao tráfico.

O tráfico de drogas ameaça diretamente comunidades ribeirinhas, indígenas e outros grupos vulneráveis próximos às plantações, expondo-os a violência, intimidação e impactos ambientais.

A operação contou com o apoio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), FUNAI, ICMBio, IBAMA e da Força Nacional.

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *